INFORMAÇÕES

Logo na chegada à Ilha de Itaparica, a praia de Gameleira é um destino de pouco cunho turístico, mas que abriga um paraíso escondido, o Condomínio Parque Enseada do Sol. Quem conhece o lugar compreende porquê.
No mar, na praia ou nas ruas do condomínio, a atmosfera é perfeita para o bem-estar. No CPES respira-se uma doce e feliz tranquilidade que vem com a brisa do ar mais puro, onde se faz as pazes com o espírito.
Um pouco da história, por Edmundo Mello Filho, um dos primeiros condôminos:
“Nos idos dos anos 70, um grupo de empresários inspirados na resolução do BNH (Banco Nacional da Habitação), que determinava a interiorização do programa da casa própria, escolheu a Ilha de Itaparica, cidade de Vera Cruz, para desenvolver o projeto Enseada do Sol.
Inicialmente o projeto foi concebido para 02 (dois) públicos alvo.
1 – Veranistas com lotes de 450 m², localizados em frente a praia (atual área verde e parque de recreação).
2 – Construção de casas populares para operários, cuja demanda de utilização seria determinada pelo sistema Ferry Boat que foi inaugurado somente em 05 de dezembro de 1972.
Após vários meses de trabalho, as Imobiliárias escolhidas para a comercialização, Teto Imobiliária e Solar, constataram a necessidade de mudar o alvo do projeto objetivando uma melhor aceitação do publico.
O projeto foi alterado, suprimindo os lotes para veranistas, e na área destinada aos mesmos, foi projetado um parque recreativo com quadras de esportes, quiosques e grande área verde (vide fotos). A nova concepção foi mantida até a presente data, observando-se as mudanças arquitetônicas sofridas nas casas originais.
Importante ressaltar a fundação em 17 de fevereiro de 1979 da Sociedade Civil dos proprietários de unidades imobiliárias do Loteamento Parque Enseada do Sol, que sob sua égide realizou muitas melhorias, tornando-o um verdadeiro paraíso.”